Este ano aumentou o desafio. Havia 4 provas no calendário de Portalegre que interessavam para continuar a seleccionar os pombos:
Soses I : 830km a 03/05, Soses II : 830km a 31/05, Igualada I: 903km a 31/05, Igualada II: 903km a 05/07
Infelizmente o calendário não iria permitir que algum pombo fosse enviado às 4, mas a 3 estava ao alcance com alguma ajuda da meteorologia. Além disso havia o atractivo de ter duas provas de Grande-Fundo no mesmo dia: Soses e Igualada a 31 de Maio. A preparação incluiu 2 treinos de velocidade, 4 de meio-fundo e 2 de fundo. O 2º treino de fundo (Hellín) a 19 de Abril foi um desastre, mas os pombos recuperaram bem e assim passadas duas semanas estavam em Soses I.
Soses I: foram enviados 10 pombos tendo 7 chegado no 1º dia (1º pombo às 17h30m e 2º às 17h31m).
Soses II: enviei 10 pombos. Nesta prova quero destacar o meu primeiro pombo às 16h41m pois fez na minha opinião uma prova fora de série tendo em conta o forte vento lateral nos últimos 100km. É uma irmã do meu 2º pombo de Igualada em 2010, o pescoço comprido, e como a idade da mãe não perdoa decidi colocá-la em substituição da mãe na reprodução.
Igualada I: mais 14 pombos. Os dois primeiros às 19h26m e 19h35m. Quatro pombos no 1º dia.
Igualada II: devido às previsões de meteorologia decidi apenas enviar 8 e entre estes apenas 2 para tentarem fazer 3 provas de Grande-Fundo no mesmo ano. As previsões confirmaram-se e tivemos o pior Igualada de que tenho memória. No primeiro dia da prova vento contra e calor e no 2º dia manteve-se o vento mas agora chovia… . A prova em Portalegre fecha ao final do 2º dia e eu apenas consigo receber um pombo ao 2º dia e mais dois ao 3º dia.
Ao 2º dia foi uma alegria enorme ver regressar novamente a Pedrada Nazaré/10, tendo sido o primeiro pombo Português, talvez Ibérico, a completar 3 provas de Grande-Fundo no mesmo ano (uma de 827km e duas de 903km). Sobreviveu a 2 desastres, Hellín e Igualada e a tantos perigos, mas também teve a ajuda preciosa do Fernando Barriguinha, Tolosa, para o qual também todos os agradecimentos são poucos pois num dia um grande Columbófilo ajudou um grande Pombo. Foi o meu 4º pombo no 1º Soses, o 3º em Igualada I e o 1º no Igualada II. Não há palavras para descrever o que sinto em relação a este pombo. Reprodução…, digna sucessora de qualquer dos seus progenitores.
Acreditem ou não os pombos apenas beberam e comeram água limpa. Já não dou valor a pombos que apenas regressam com bebedouros multicoloridos etc.
Aqui ficam as fotografias do pombo que este ano mais me fez sofrer após regressar do Igualada II. Dá para perceber que estava bem lavada devido à chuva, mas ainda cheia de ânimo pois nem para a fotografia queria ficar sossegada. Provavelmente pensava que a ia encestar novamente :) :